quarta-feira, 15 de maio de 2013

Os Quatro Elementos

Quando falamos de Magia, falamos da Magia da Vida, da força da Natureza. Harmonizando nossa relação com essa Magia, podemos melhorar e transformar a nossa qualidade de vida.

Os Elementos são os pilares da Magia, são as quatro grandes colunas nas quais a Magia se apoia. Podemos considerar quatro grandes tipos de forças mágicas atuando no Universo, os Quatro Elementos: Terra, Fogo, Ar e Água.

As direções cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste com as suas cores, podem variar de acordo com as diversas tradições.

Eu, Odara, de acordo com as minhas origens espirituais, considero a tradição Celta.   


Elementais são espíritos correspondentes aos quatro Elementos.

Elementais da Terra...Gnomos
Elementais do Ar...Silfos
Elementais do Fogo...Salamandras
Elementais da Água...Ondinas

TERRA

A Terra é o elemento básico da sustentação e do crescimento. De polaridade feminina, possui qualidades geradoras, nutridoras e protetoras.
Os povos antigos a consideravam como a Grande Mãe, criadora de toda a natureza e de todos os seres vivos.
Sua direção cardeal é o Norte e a cor é o Verde.
Esse elemento é usado pelos xamãs, curadores, pessoas que se sentem próximos à Natureza, nos rituais que dizem respeito a negócios, emprego, prosperidade, estabilidade, segurança, proteção, fertilidade, através de invocações, meditações, visualizações, caminhadas, abraçar árvores, etc.

AR

O Ar é ligado à mente, aos processos intelectuais e criativos, é a magia das palavras dos que cultuam as Fadas ( magia fluida como a brisa), magia das preces, do tarô (o ar é o caminho tarô), dos que adoram aprender por meio das palavras faladas ou escritas. Representa o movimento e é usado nos rituais relacionados com viagens, estudos, aumentar conhecimentos, descobrir coisas perdidas, revelar situações falsas e mentirosas, abrir novos caminhos.
É considerado um elemento masculino, ativo e expansivo. O Vento, ar em movimento, é um meio de purificar as energias negativas, situações estagnadas, renovar conceitos ou espalhar ideias.
A direção cardeal é o Leste e a cor o Amarelo (na tradição celta). Os rituais envolvem purificações com incensos, óleos aromáticos, essências, sons, (música ou mantras), invocar os ventos, soprar a “intenção”, exercícios respiratórios, oração através da fumaça do cachimbo sagrado.

FOGO

O Fogo é o elemento ligado à vontade, ação, paixão, transmutação. É a magia da transformação, dos guerreiros, dos protetores. É a magia da intuição, do impulso criativo.
O Fogo é um elemento masculino, ativo. Representa a centelha divina que existe em todos os seres e por isso é o elemento que representa o espírito.
A direção cardeal é o Sul e a cor o Vermelho. Os rituais com fogo são extremamente poderosos, de efeitos rápidos e evidentes. Específicos para assuntos ligados à energia, autoridade, cura, purificação, iluminação espiritual, etc.
Os rituais com esse elemento são as orações, as invocações com velas, purificação queimando ervas, cânfora, incinerando papeis ou objetos com vibrações negativas, fogueiras ritualísticas, etc.

ÁGUA

A Água é o elemento de purificação e harmonização. Representa a mente subconsciente. É considerada devida à sua fluidez como um condutor das emoções e dos sentimentos. É a magia dos videntes, dos oráculos, do contato com os grandes mistérios, da magia dos espelhos e das sombras É a magia dos que precisam experimentar as coisas e permanecer imersos nelas. O conhecimento é adquirido por meio da experiência. Essas pessoas vivem um ritual e então são capazes de ensiná-lo. É a magia que mais valoriza a ancestralidade, o tradicional.
A Água é um elemento feminino e receptivo.
A direção cardeal é o Oeste e a cor o Azul.
Usa-se nos rituais de purificação, harmonização, fertilidade, cura, união, para abrir caminhos intuitivos, atrair ou melhorar relacionamentos. Os rituais envolvem purificação com banhos de sal, de ervas, de mar ou cachoeira, o uso da água de chuva, das essências e dos espelhos para encantamentos amorosos, para favorecer a concepção, aumentar fertilidade, oferendas entregues no mar ou nos rios, etc.

Os praticantes de magia acabam atraídos para um desses caminhos, mas podem sempre incluir os outros Elementos.

O importante é descobrir o nosso Primeiro Elemento.
Agora me diga, como a Magia fala com você? Qual será o seu primeiro elemento? Qual mais o atrai?
Procure descobrir...

Prece Celta

Espíritos da Terra, nos mantenham no caminho certo,
Espíritos do Ar, nos mantenham em segurança,
Espíritos do Fogo, fortaleçam a nossa coragem,
Espíritos das Águas, levem todos os perigos,


Que Assim Seja e Assim se Faça.
E Assim É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário