sábado, 18 de maio de 2013

SANTA SARA KALI Rainha dos Ciganos




No dia 24 de Maio comemoramos o dia de Santa Sara Kali,
Padroeira do povo cigano.

A história de Santa Sara  remonta ao início do cristianismo, época em que os cristãos eram perseguidos pelos romanos.

Muitas são as versões sobre a história da santa. Segundo alguns historiadores, por volta dos anos 50 dc uma embarcação teria cruzado os mares a partir das terras Palestinas, levando alguns cristãos que fugiam da perseguição de Roma. Entre esses cristãos estaria Sara, escrava egípcia de propriedade de José de Arimatéia.

Conta a história ou lenda que a barca, sem remos nem alimentos, apesar de todos os perigos conseguiu atravessar milagrosamente o oceano  e aportar numa ilha, no sul da França, com todos salvos. Isso teria acontecido graças a escrava Sara, que em hora de grande perigo chama por Kristesco (Jesus Cristo) e promete que se todos se  salvassem ela seria para sempre devota de Jesus e jamais andaria, em sinal de respeito, com a cabeça descoberta. Daí talvez, a tradição da mulher cigana casada, sempre usar um lenço.

Salvos milagrosamente, todos teriam sido acolhidos por moradores do local, com exceção de Sara, por ser escrava (egípcia) e negra. Um grupo cigano que andava por ali acolheu Sara que passou a viver entre eles, e foi uma pessoa tão boa, que mesmo depois de sua morte todos  continuaram a recorrer a ela e milagres começaram a acontecer. A partir daí Sara tornou-se Mãe, Rainha e Protetora dos Ciganos.
Essa  história  teria chegado à Índia, onde os ciganos  associaram Santa Sara à deusa Kali, negra, poderosa e transformadora.

Santa Sara Kali,  é a mais venerada santa entre os ciganos e todo acampamento possui  a  imagem da Santa num altar, cercada de velas, flores, incensos e frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário